17 . 04 . 2020 - 12 : 00

PODER LEGISLATIVO REALIZA SESSÃO ORDINÁRIA ONLINE

O Poder Legislativo Municipal de Nova Boa Vista/RS realizou no dia 14 de abril de 2020 a primeira Sessão Ordinária Online da história do município.

Com o intuito de evitar a proliferação e o avanço da doença causada pelo novo coronavírus, o Poder Legislativo editou a Resolução nº 005/2020 que: “Dispõe sobre o acesso aos serviços do Poder Legislativo e regulamenta a realização das sessões durante o período de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Uma das principais medidas de contenção é evitar aglomerações, motivo pelo qual tornaram-se inviáveis as Sessões Legislativas presenciais. Contudo, tendo em vista a essencialidade da deliberação parlamentar sobre as matérias de interesse do município, a orientação é a utilização de plataforma virtual.

A realização da sessão online foi um grande desafio enfrentado pela presidência, pelos servidores e parlamentares, pela necessidade de escolha da melhor plataforma virtual e pelas dificuldades de conexão dos vereadores. Foram realizados vários testes, até que no dia 14 de abril a sessão foi realizada. O Presidente em Exercício do Poder Legislativo, Vereador Sandro Simon disse que todos estamos aprendendo durante este período de calamidade. Alguns detalhes serão melhorados para a realização das próximas sessões, mas de forma geral tudo ocorreu dentro do esperado.

Com duração de aproximadamente 55 minutos, foram apreciados 02 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 01 Projeto de Lei de autoria do Poder Legislativo, além da apresentação de uma Recomendação e um Pedido de Informação.

O vídeo encontra-se disponível no site da Câmara Municipal em www.camaranovaboavista.rs.gov.br